Surpresa - sim, acredite! - é pra você!





Você já se surpreendeu?





Confesso que passei um tempo meio longe desse blog, pessoal! Mas não por falta de vontade de postar aqui, de interagir e de trocar opiniões. Eu senti tanta falta de relatar grandes experiências que vivi nestes últimos meses! Apesar da minha aparente ausência, a minha visita à cada comentário e postagem era frequente. É bom ver que algumas de minhas  experiências servem para ensinar lições a vida de outros que são tão queridos. Digo: Estou de volta a ativa!

Respondendo a minha própria pergunta, eu já me surpreendi muito. E como continuo me surpreendendo! E você, hein? Já teve alguma expectativa e, quando chegou o momento de ela ser confirmada, você sentiu-se totalmente surpreso; você vivenciou algo muito além do esperava? Pense numa situação dessa que aconteceu com você. Esses últimos meses da minha vida foram exatamente isso.

Lembram-se daquela noite estrelada, em Janeiro, que postei sobre como "O céu falou comigo"? Terminei aquele texto realmente com aquela sensação. Eu não sabia nada do que me ocorreria nas próximas horas, nos próximos dias, nos próximos meses. Mas eu tinha uma certeza: O Criador daquela noite linda estava cuidando de todo o meu futuro e eu havia de focar a minha atenção nas pessoas e não nas coisas. Assim fiz. Entreguei minha vida nas mãos de Deus esperando, confiantemente, que, em Sua hora, as Suas promessas seriam cumpridas.

Fiz o meu segundo vestibular da UnB em Dezembro de 2010. Havia estudado tanto! Nossa! Saía de casa às 7h e voltava às 22h15 - estudando todo esse tempo, exceto na hora do almoço, em que tirava alguns minutos de descanso. Talvez eu tenha exagerado. Mas eu queria ter a certeza de que estava fazendo tudo quanto estava ao meu alcance para alcançar aquele meu objetivo de entrar na Universidade de Brasília, para o curso de Comunicação Social. Desde os meus 13 anos de idade quero ser Jornalista. E por que não a UnB?! Aquele resultado veio. Eu não passei. Por falta de esforço e oração, garanto que não foi. Mas eu senti um alívio quando eu não havia passado, pois vi que o meu esforço foi recompensado. A minha nota foi 10 vezes maior que no vestibular anterior e mesmo assim ainda não era suficiente para Comunicação. Eu sabia que, por mais que eu não tivesse passado, estava indo pelo caminho certo. Senti paz. Sim, senti aquela paz que excede tanto o entendimento quanto a razão humana.

Alguns meses antes eu havia feito o Enem! Nunca tive a intensão de ir para uma Faculdade particular - são caras! - ou ir estudar fora de Brasília. A UnB era a meta. Mas fiz mesmo assim a prova do Enem. Estava estudando tanto. Obviamente, não liguei tanto para aquela prova, fiz como pude, conforme as minhas forças e meus conhecimentos até aquele momento. Estava cansada, sobrecarregada, mas fiz por desencargo de consciência e também para ir treinando mais ainda a administração do tempo durante uma prova de seleção. Recebi, meses depois, o resultado. Havia ido bem.

Abriram as inscrições pelo SiSU. Eu tinha a oportunidade de me inscrever em dois cursos em várias Universidades Federais que ficam espalhadas pelo Brasil. Concorreria com todo o país por uma vaga em uma Universidade Federal. Arrisquei. Naquela época o sistema estava sobrecarregado, eu tinha de acordar às 5h da manhã para tentar me inscrever. 

Jornalismo não dava. Não de primeira chamada. Eu não tinha segundas opções... O que marcar? Olhei os cursos de Letras, afinal, a minha paixão sempre foi escrever - é meu hobby, meu prazer, meu meio de transferir tudo o que sinto e vejo - e, então, surpreendentemente achei um curso novo: Bacharelado em Letras - Redação e Revisão de Textos na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Por que não? Era óbvio que eu não moraria lá. Imagine: eu no RS! Não... Era longe e frio. Meus pais jamais concordariam. Mas o curso me chamou atenção e marquei. 

4 de Fevereiro de 2011. Era cedo e eu comecei a ver valores de Jornalismo no Unasp, Universidade Adventista de São Paulo. Era tão alto. Como conseguiria pagar? Eu queria logo cursar alguma coisa. Um semestre a mais de cursinho me parecia insuportável. Foi aí que, esporadicamente, abri meu e-mail e me deparei com o seguinte aviso do SiSU:
Caro (a) Estudante, parabéns! Você foi selecionado (a) na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2011/1.
Quase morri! 

O que fazer? Olhei para o lado e recebi a resposta: Você vai!


Uma nova etapa da minha vida estava começando e, Deus, mais uma vez, estava ali, ao meu lado. Ah, o meu Grande Eu Sou estava se mostrando fiel. Aquela promessa feita numa noite estrelada estava apenas começando a se cumprir e, os Seus planos pra mim, a se realizar.


E Jesus é assim: sempre me surpreendendo. Você pode estar certo de que Ele está querendo surpreender você também - e eu tenho a certeza de que Ele já fez isso muitas vezes. Esperar no Senhor renova as forças, da motivação para continuar caminhando - mesmo que num deserto árido. Deus é Deus de surpresas, de grandes sonhos, de grandíssimos planos para minha e a sua vida.


Hoje? Hoje eu só tenho motivos para louvar o meu Pai Criador!




Confie você também. Entregue você também. Tenha a certeza de que:




"Então vocês saberão que eu sou o Senhor e que os que confiam em Mim jamais ficarão desiludidos." Isaías 49.23


"Escutem, vocês que temem o Senhor e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor, ponham a sua esperança no seu Deus." Isaías 40.11


Nova Tradução na Linguagem de Hoje, NTLH.
 

Comentários

Rodolffo disse…
Sempre que posso, leio seu blog. Serve de inspiração pra mim... rs
Mas antes de fazer algum comentário sobre esse post, queria te agradecer.
Você, talvez, nem imagine o quanto suas palavras me ajudaram nessa quarta-feira...Sempre li, mas dessa vez eu parei tudo para, simplesmente, meditar em cada trecho de algumas postagens. Fiquei relendo tudo e eu pude perceber, através de suas palavras, o quão importante Deus é para mim e resgatar dentro de mim o que eu estava precisando... Rever minhas prioridades e parar pra pensar no que eu estou fazendo da minha vida.

E... Agora vou falar sobre esse post! rs
Fico muito feliz em ver que você tenha, se um certo modo, alcançado seu sonho. Talvez não tenha sido da maneira que vc planejou a um tempo atrás, mas foi o que Deus quis para sua vida!
Parabéns!
:)
Maiara Rodrigues disse…
Primeira coisiinha, continue escrevendo sempre! Que maravilha ler estas palavras. Palavras de todos os sentimentos possíveis, mas de uma confiança em Deus incrível! Que Deus continue abençoando sua vida, guiando seus passos, e suas escritas! Não pare, nunca pare! Deus quer pessoas "insistentes" com Sua obra!
Pra Deus você é especial!!!

Beeijos minha grande amiiga, amo tu!
Anônimo disse…
Interessante, planejamentos detalhados nunca são bons para uma relação aceitável entre realidade e expectativa. E um novo caminho nada mais é que uma nova equação dentro de um integral tripla, onde o seu valor inicial pode ser muito baixo, mas que depois de resolvida poderá mostrar grandes reflexos. E mesmo sendo uma função trigonometrica ou logarítima pode ser difícil de resolver no início mas quando resolvida terás orgulho de ter chegado no resultado.
Parabéns pelo blog...
Anônimo disse…
Júlia, minha rara amiga! Quantas saudades... Estou passando para deixar um beijo e pra dizer que irei reativar meu blog, tá? Agora estou com um pouquinho de pressa, mas logo voltarei para renovar a minha esperança com suas publicações tão lindas.
Um beijo!! Deise
yuriotavio disse…
Amiga Julia,
Muito espirador o seu depoimento.
Me fez lembrar do que ocorreu nesse ano. Eu estava muito indeciso sobre a minha prodição (já sabia que saúde não era pra mim) e o Senhor falava no meu ouvido Direito, a todo momento, e eu ignorava, até que eu decidi o fazer. Mas logo pro meio do primeiro semestre me convenceram de cursas um curso mais fácil de passar, e eu fiz o vestibular da Unb para este.
Porem o Senhor tinha algo a fazer, eu fiz essa prova e também a prova do UniCEUB e UDF para Direito.
E acabei passando nessas duas, foi incrível eu recebi os resultados em dias seguintes e eu ficava olhando o resultado com cara de bobo.Maravilhado por poder fazer Direito, logo arrumei todos os documento, eu sou tão desesperado que no dia seguinte já estava querendo ir ao cartório. E então eu fiquei no UniCEUB fazendo Direito e muito feliz. Obrigado por escrever esse relato emocionante e até mais.
Anônimo disse…
Ju, revendo meu blog, vim rever o seu. Olha a surpresa de ler esta última postagem: você acabou de concluir o seu curso em Pelotas e está de volta! Neste texto, você expressava o início da sua jornada e, agora, ela chegou ao fim!
Deus continue te abençoando e te surpreendendo, minha irmãzinha!

Amo você em Cristo! Beijos, Deise :*

Postagens mais visitadas